Siga o JusTocantins

Somos advogados? E tenho dito.

Gustavo Rocha, colunista JusTocantins - 10/08/2017

Esta é uma pergunta que alguns profissionais tem se feito, uma vez que ser advogado hoje é mais do que fazer petições, audiências, atender clientes:

É lidar com processo eletrônico, com profissionais da administração, tecnologia da informação, psicólogos, engenheiros, entre outros.
É perceber que certas tarefas que antes eram da advocacia hoje são de robôs e softwares que fazem este trabalho.
É compreender que o mercado mudou, cliente mudou, a tecnologia mudou e a advocacia mudou.

É amigo, ser advogado já não é como fora antes.

Contudo, antes de desistir da profissão, vamos voltar as suas origens. A advocacia é indispensável a administração da justiça, conforme preceituado no artigo 133 da Constituição Federal.

Nos nossos 10 mandamentos como advogados, temos uma base psicológica/emocional/racional da nossa profissão:

10 Mandamentos do Advogado 

(Eduardo Juan Couture 1904 – 1956)

1) ESTUDA – O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.

2) PENSA – O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.

3) TRABALHA – A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.

4) LUTA – Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça.

5) SÊ LEAL – Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.

6) TOLERA – Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.

7) TEM PACIÊNCIA – O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração.

8) TEM FÉ – Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.

9) OLVIDA – A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.

10) AMA A TUA PROFISSÃO – Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado.

Para conhecer mais sobre o assunto, acesse: https://gustavorochacom.com.br/tag/mandamentos-do-advogado/

E quiçá o principal do papel do advogado: O que a sua profissão tem feito de diferença na sociedade, no mundo que cerca você?

Devemos criar diferenciais na nossa profissão tanto para manter ela ativa quanto para engrandecer o papel do advogado na sociedade. Somos indispensáveis porque a lei diz ou porque nossa atuação realmente faz a diferença?

Muito além do papel, do eletrônico, leis e mazelas da advocacia, a profissão nos brinda com uma atuação que vai desde antes das pessoas nascerem até depois delas morrerem, com papéis que são judiciais, administrativos, representativos, bem como podem ser essenciais em empresas, pessoas físicas, governo e organizações não governamentais. Somos indispensáveis também como preceitua o nosso juramento:

“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Você lembrava deste juramento? Exercita seus verbos diariamente ou apenas acha bonito ler vez em quando?

Somos o que praticamos, ou seja, resultado de nossas escolhas e ações. O resto é discurso.

Assim sendo, em resumo ao questionamento Somos Advogados? respondo: Seja advogado. Com A maiúsculo e orgulho da sua profissão. E deixe as falácias para quem gosta e precisa delas. Advogados são e precisam ser escolhas de resultado social.

E tenho dito.

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.