Siga o JusTocantins

Comarcas de Aurora e Taguatinga recebem ação da Ouvidoria Judiciária

Maria Gabriela – Cecom/TJTO Fotos: Divulgação - 10/10/2017

Desenvolvendo ações que promovem a efetiva excelência no atendimento aos cidadãos e a celeridade na assistência às demandas, a Ouvidoria Judiciária do Tocantins segue realizando visitas institucionais às comarcas do estado. Nesta segunda-feira (9/10), os servidores de Aurora e Taguatinga, região Sul do Estado, receberam a equipe técnica do órgão.

Durante as visitas, os servidores das comarcas passaram por capacitação sobre a Lei de Acesso a Informação (lei nº 12.527/2011). Nesse momento, o integrante da equipe técnica da Ouvidoria Judiciária, Raimundo Alves Costa, destacou a reestruturação e os projetos do órgão que aprimoram a comunicação com os jurisdicionados. “Todas as ações são desenvolvidas para promover a participação ativa da sociedade nas ações governamentais e fortalecimento da democracia”, pontuou.

Destacando a acessibilidade e a transparência no serviço público, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, fez uma contextualização histórica sobre Judiciário do Tocantins. “Em 29 anos passamos por muitas fases e a conquista da virtualização dos processos por meio do e-Proc nos trouxe muitos benefícios e muitas responsabilidades; com isso, hoje em dia faz parte de uma tendência nacional o empoderamento das ouvidorias como ferramentas modernas de comunicação”, disse.

Ainda segundo a magistrada, a Ouvidoria quebra paradigmas e hoje é uma verdadeira ferramenta de gestão para o Tribunal de Justiça do Tocantins. "Promove a aproximação do Judiciário com a sociedade e buscamos fortalecer cada vez mais esse diálogo com a comunidade”, ressaltou.

Participação

Na Comarca de Aurora, a iniciativa da Ouvidoria de levar capacitação foi aprovada pelos servidores. “A capacitação foi esclarecedora e contou com a participação efetiva dos colegas. Acredito que acrescentou muitas coisas boas ao nosso trabalho porque nos deu o embasamento teórico para termos a segurança necessária para melhor atender os cidadãos que nos procuram”, disse a escrivã Fabíola de Carvalho Ferreira.

A secretária do Fórum de Taguatinga, Aneilde Badia dos Santos Rodrigues, também destacou a ação e frisou a importância do papel da Ouvidoria. “A Ouvidoria Judiciária é uma porta aberta que leva a informação do cidadão, garantindo acesso transparente à Justiça”, disse.

Segundo o cronograma, as comarcas de Dianópolis e Almas serão as próximas a receberem a equipe técnica da Ouvidoria Judiciária, nesta terça-feira (10/10).

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.