Siga o JusTocantins

Católica oferece opções de Financiamentos, Bolsas e Parcelamento

Católica - 11/06/2018

Os acadêmicos da Católica do Tocantins podem optar por iniciarem ou concluírem seu curso por meio dos programas de financiamentos, bolsas de estudos e parcelamentos. Hoje, a Católica conta com os seguintes programas: Crédito Universitário Bradesco, Pravaler, CredIES, Fies, PEU, ProUni e Bolsa Social.

O financiamento Bradesco Estudantil é uma solução para quitar o semestre em 12 parcelas iguais. Esse financiamento tem o percentual de juros de 2.56% ao mês, ofertado para estudantes matriculados na instituição. Para contratar o Crédito Universitário Bradesco o estudante deve acessar o endereço eletrônico www.bradescouniversitario.com.br, clicar em Empréstimos e Financiamentos, e por último em Crédito Universitário Bradesco. Em seguida, é preciso fazer a simulação e enviar a proposta ao banco. Com a proposta aprovada, o estudante deve pegar a Declaração de Aptidão (emitida pela Coordenação de Benefícios da Católica), e entregar na sua agência com os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Renda e Comprovante de Endereço. O financiamento pode ser contratado antes mesmo do começo das aulas semestrais.

Outra opção de financiamento é o Crédito Universitário Pravaler. Nele, o estudante começa a pagar enquanto estuda e termina após a formatura. O acadêmico financia as mensalidades do seu curso na Católica durante o primeiro ano. No restante do financiamento, a parcela fica quase pela metade. Ao contratar o Pravaler, o curso será pago com parcelas mensais que não se acumulam. Um dos pré-requisitos para conseguir o financiamento é comprovar renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade do curso e ter um garantidor com renda de, pelo menos, um salário mínimo. Para fazer uma simulação clique aqui.

Com o CredIES, o estudante paga 50% da mensalidade à instituição enquanto estuda. A restituição inicia após a data prevista para a formatura, e é feita diretamente à Fundacred. Também serão executados nas mensalidades as taxas e acréscimos eventuais. A contratação do CredIES pode ser feita por um semestre ou, se preferir, por todo o curso. Um dos requisitos para a contratação é estar matriculado em, no mínimo, 12 créditos ou 3 disciplinas de um dos cursos disponibilizados pela Católica, apresentar comprovante de residência atualizado, tanto do beneficiário, quanto do fiador, semestralmente, e observar os prazos estabelecidos para inscrição. Faça sua simulação clicando aqui.

Entre o leque de financiamentos disponíveis para os estudantes da Católica do Tocantins está, o programa do Governo Federal, Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual do financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Para concorrer ao benefício, o candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. Todo início de semestre é lançado uma portaria normativa, onde dispõe o prazo de início e término das inscrições, e o quantitativo de vagas por cursos.

A Católica do Tocantins disponibiliza ainda o Parcelamento Estudantil ofertado pela União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), o Parcelamento Estudantil UBEC (PEU). Ofertado para que os estudantes com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior pagando metade do valor da mensalidade no dobro do tempo e sem juros. Assim, cada semestre letivo do curso será parcelado pelo dobro da quantidade de mensalidades e terá seu vencimento no mês seguinte ao vencimento da última parcela dos demais contratos de parcelamentos. O PEU não é cumulativo com outros descontos, bolsas, financiamentos, com exceção do desconto de pontualidade, quando aplicado.

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um benefício do Governo Federal e tem por finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino privadas de educação superior. Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, já para as parciais é preciso ter renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para concorrer a essa bolsa, é necessário que o candidato realize a prova do Exame de Ensino Médio (ENEM) e se inscreva no site: www.mec.gov.br/prouni.

O programa de Bolsa Social de estudo é operacionalizado pela Coordenação de Benefícios da Católica do Tocantins. Tem por finalidade selecionar estudantes devidamente matriculados para concorrer às bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%). Os requisitos mínimos para concorrer à bolsa social de estudos constam em edital próprio, geralmente publicado uma vez por semestre. A disponibilidade de vaga respeita o limite orçamentário e financeiro de cada Unidade de Missão, bem como o cumprimento da gratuidade prevista na legislação que regulamenta a filantropia. Para concorrer a bolsa o acadêmico deverá comprovar renda familiar per capita bruta de até 1 ½ (um salário mínimo e meio) para os candidatos à bolsa integral de 100% (cem por cento), e de até 3 (três salários mínimos) para a bolsa parcial de 50% (cinquenta por cento)

Vestibular 2018

As inscrições para o vestibular da Católica do Tocantins deverão ser feitas pelo endereço www.catolica-to.edu.br/vestibular, até o dia 17 de agosto, podendo encerrar antes da data prevista caso haja o preenchimento de todas as vagas ofertadas no Processo Seletivo 2018/2. A inscrição é online e gratuita.

Estão sendo ofertadas vagas para doze cursos: Administração, Agronomia (Integral e Noturno), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (Matutino e Noturno), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Mais informações, no edital.

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.