Siga o JusTocantins

Preparação para aposentadoria? – Ambiente de Práticas Empresariais - APE

Rogério Lopes, colunista JusTocantins - 10/06/2017
Você tem pensado na sua aposentadoria? Aposentadoria apenas no ponto de vista previdenciário ou na qualidade de vida pós-trabalho? Perguntas triviais, certo que devemos pensar em todos os aspectos da vida no trabalho e fora dele.

Reflexão, estamos sempre nos preparando para algo tangível ou não na nossa vivencia, lembra do seu primeiro dia da escola, primeiro beijo, emprego, planos para promoção, investimento, casamento, formatura, filho, carreira, porque não um plano para sua aposentadoria.

Desenvolver a carreira ou mesmo migrar para outras são direções no decorrer da vida econômica com vistas à melhor remuneração, aceitação pessoal e profissional, neste ínterim queira ou não pensamos no processo de aposentadoria.

Renda, qualidade vida, trabalho, família, tempo, velhice honrosa, direitos e deveres, participação social e comunitária são temáticas correlacionadas e associadas quando o pensamento em aposentadoria. Preparar a aposentadoria está em seus planos? Revelo que no início da carreira profissional é um plano distante, pois somos ou éramos jovens.

Recordo de um testemunho que presenciei de um engenheiro naval, poliglota, homem viajado, acostumado com sua prática profissional ao longo de 35 anos de labuta, destes 15 anos embarcado, mas durante uma oficina de preparação para aposentadoria que participava chorava sem parar, pois não tinha clareza nos acontecimentos vindouros, mas naquele treino, aspirava novidades e celebrações para o tempo livre advindo da aposentadoria.

Para muitos preparar para se aposentar está passando em passos largos e possíveis conseqüências negativas do ponto de vista de saúde, social e financeira, podem já estar ocorrendo, cuidado.

Aposentadoria, tempos de angústias, medo ou de alegria?

Cada qual tem sua resposta, a minha será de alegria.

No Estado do Tocantins, organizações públicas como o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Tribunal Regional Eleitoral estão buscando nas soluções gerenciais, treinos que podem propiciar aos seus talentos (pessoas) oportunidade de debater temas relacionados à carreira e aposentadoria, pondo em prática ações de Preparação para Aposentadoria - PPA.

Outra indicação, parte do disposto no artigo 28, da lei 10.741/2003, que comenta no estatuto do idoso, inciso II que diz “preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania”, ou seja, organizações publicas e privadas devem buscar mecanismos gerenciais para subsidiar seus servidores no processo de transição trabalho X aposentadoria.

O alicerce da PPA são reflexões do homem no trabalho.

Interessante é que as empresas podem aproveitar o gancho “aposentadoria” e abrir discussão sobre carreira, produtividade e motivação no trabalho, ações pontuais que podem ser pensadas em tempos de crise econômica para alavancar negócios.

Para tanto, promova apoio por meio de convênios como, por exemplo, no sistema “S” (SEBRAE, SENAC, SENAR e SESI), empresas públicas e privadas, que mantém programas de preparação para aposentar em seu rol de treinos, no sentido de cederem profissionais para pelo menos evidenciar o tema (palestras) em ambiente laboral, como forma de difusão de conhecimento. Fomentar o Ambiente de Práticas empresariais – APE promove ações e correções nas empresas e em seqüência lucro e produtividade, assunto atual.

Por último como sugestões as ações de PPA podem ser: palestras de sensibilização e oficinas temáticas sobre cidadania, previdência, saúde, lazer, cultura, empreender, educação financeira e outras, que são bem aceitas por funcionários, refletem sua situação atual e futura, promovendo resultados animadores em suas vidas.

Deus abençoe a todos.

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Facilitador em educador financeira, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios, Corretor de Imóveis e Perito Avaliador Imobiliário. siteimoveis@hotmail.com





COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.