Siga o JusTocantins

Identidade empresarial e pessoal (modelos gerenciais). Série empresas de sucesso.

Rogério Lopes, colunista JusTocantins - 09/08/2017

Lembra do seu histórico pessoal, profissional ou empresarial?

Um começo para adentrarmos na temática transição de gestão de médios e grandes negócios. Isso mesmo a qualquer tempo você ou a gestão de sua empresa poderão comparar, verificar, corrigir e melhorar sua trajetória profissional, empresarial e pessoal.

Sugiro que tal façanha seja feita pelo menos de ano em ano em âmbito empresarial, no pessoal diariamente com o auxilio do “espelho” da consciência.

Como “pano” de fundo do texto, proponho uma viagem no processo de transição de empresas classe familiar para profissionalização gerencial, situação bem explorada por renomados pesquisadores e escritores, aparentemente natural do processo de modernização empresarial, advindo em especial do crescimento, evolução e lucratividade. No entanto as relações na condução desse processo devem ser cautelosos e pausados, adverso à velocidade da era digital, pois passado, presente e futuro se fundem com o histórico das organizações.

Nesse ínterim de pensamentos, relato um caso “fictício” de uma empresa feliz e lucrativa do ramo de transportes terrestres de pessoas, que por sua ascensão por décadas, não preparou sua sucessão familiar por questões desconhecidas, mas em determinado momento de sua vida organizacional por fatores desconhecidos e por estarem indo bem no mercado, terceirizou a parte gerencial, desprezando valores intangíveis de seus talentos, relacionamentos corporativos com entes públicos e capacidade de gestão ora existente. Resultado, sua busca pela perfeição em suas operações e atendimento ao seu público (clientes), culminou em seu fechamento temporário em 2017. As percas são incalculáveis, liderança mercado, lucratividade, talentos, confiança econômica, tudo desperdiçado, pelo fim que não foi o esperado.

Identidade empresarial e pessoal leva tempo em estabelecer, não podem ser descartadas em nenhuma das etapas do processo de transição de gestão familiar (história, barreiras vencidas, missão, valores, conhecimento, pessoas), os danos da falta de empatia neste processo podem fechar portas de negócios que outrora eram possíveis, lucrativos e bem aceitos no mercado.

Não podemos alienar nosso históricos pessoal, profissional e empresarial por processos informatizados, que em oculto escondem pessoas alheias ao nosso negócio, pois querem apenas vender seus produtos e serviços. Sou aberto ao processo de profissionalização, lento, pausado e com verificações constantes.

Pensemos em um processo de empresarial que tende ao esgotamento (entropia), pois as sucessões (pais, filhos, sócios), que por situações favoráveis puderam conhecer outras realidades de vida (profissões, seguimentos de mercado, etc.) e não seguiram os passos dos iniciantes do negócio (patriarcas), processo natural nas transições empresariais, onde a alternativa e a profissionalização dos negócios, mesmo assim, aspectos culturais, ambientais, comportamentais e relacionais não podem ser desconsiderados no processo, lembre disso.

Em contrapartida, e de conhecimento de empresários, que grupos de funcionários podem se unir para assumirem funções na operação e gestão de empresas, caso este, que não despreza valores já construídos das empresas. Porém, cautela deverá ser observada na transição, pois há uma diferença substancial em ser patrão e empregado.

Patrimônio tangível e intangível são difíceis de calcular e mensurar quando estamos lidando com uma vida de trabalho, dedicação e sacrifícios de muitos, empresas se perderam no mercado apesar de seus históricos de sucesso, não sabemos qual ou quais o futuro dos modelos de gestão já existentes, mas digo que nossa identidade pessoal e corporativa não podem ser esquecidas, pelo tempo, barreiras situacionais e nem por processos tecnológicos que a priore são lucrativos e controláveis.

 

         Siga Brasil, Deus abençoe a todos.

 

        

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.