Siga o JusTocantins

O problema está aí! Solução uma boa opção – Série Vida

Rogério Lopes, colunista JusTocantins - 02/10/2017

Tema para chamar a atenção do leitor.

Problema é uma situação imaterial ou não e depende de pessoa para pessoa.

Lembrei de um garotinho chorando, quando perguntei qual o problema, ele disse em soluços que queria um pirulito, que tal!

Pense um problema pode até unir uma família? Hum.

Dentre algumas opções de conceito no Dicionário Aurélio online fico com este, problema é uma “questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”.

Lembro do tempo em que fui atacado por uma enfermidade, o problema era a doença e a solução a cura, quando aconteceu foi algo especial.

Veja, problema, cura, algo especial, será um problema algo especial ?

No caso da doença, busquei fé, medicina, aprendizagem e perdão, mas não foi fácil o processo até a cura.

Nem sempre o processo de solução é ameno, mas é algo especial.      

Agora estamos comentando de processos, procedimentos e sacrifícios. Será a solução de problemas sacrifícios. Pessoas, famílias, organizações, países, estão dispostos a pagar o preço, cada qual sabe o que quer.

Neste ínterim, lembro do amigo Iderlan, dia desses disse a ele que tinha uma meta de plantar 50 árvores (cajueiros), até o final deste ano, ele disse que já plantou mais de 1500 árvores, só não esclareceu o tempo.

Você tem metas? Em finanças pessoais e gestão tem muito de apego a bens (tangíveis ou não). Outro dia disse a um cliente para vender o carro e quitar dívidas, ele não achou razoável, pois o carro tinha sido um presente.

Quem tem valor o problema ou a solução.

Isso aí, pessoas buscam a solução de seus problemas, mas será que os procedimentos adotados podem ajudá-los, animá-los ou paliar e piorar a situação.

É possível enxergar um problema e fomentar procedimentos para a solução. Sim ou não?

Exemplo, meu filhinho gosta de ovos cozidos pela manhã, acordo, pego a vasilha, ponho água, acendo o fogão, coloco os ovos, espero 9 minutos, tiro os ovos já cozidos, esfrio, ponho no prato, corto, salgo, e sirvo para o meu garoto. Veja, estou disposto a pagar o preço, estabeleci o problema e os procedimentos a serem adotados para solução, e faço.

Qual seu exemplo de solução de problemas? Ajude o próximo.

Neste ultimo trimestre de 2017, percebo problemas a serem resolvidos a nível pessoal e profissional, mas o que fazer, pois o problema já está ai! Caso sugestivo, já estou acionado para a solução.

Se acione, não prolongue seus problemas.

Pare e pense fazer de tudo que aparecer não resolve o problema, às vezes temos que fechar o estabelecimento para repensar o negócio ou a vida. Repensar, narrar é fácil, fazer é difícil, mas é hora de fazer.

Sei que o leitor tem muitas vitórias para narrar. Narre, sua vitória pode ser o modelo para os problemas atuais e vindouros para muitos.

Finalizo, com o seguinte causo: várias pessoas estavam tentando tirar uma menina que estava aparentemente com a cabeça presa numa grade, até que uma pessoa após observar a situação, pediu para a criança sair dali, essa foi a solução. Sair, ação, ordem, encare o problema, pergunte como sair da grade.

                Deus abençoe a todos.

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios,  Corretor de Imóveis,  Perito Avaliador Imobiliário e Escritor de Artigos.  rogelopes@bol.com.br

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.