Siga o JusTocantins

Rodas de conversas, ferramenta de solução de problemas empresariais, profissionais e pessoais

Rogério Lopes* - 07/03/2018

Em meados de novembro de 2017, com uma turma de 10 pessoas implementamos uma roda de conversas com a temática finanças da família - FF, foram 4 encontros semanais de 1:30 hs cada. Os resultados do ponto de vista técnico foram de grande valia, pois os participantes, discutiram, filtraram e direcionaram ações em prol ao bom uso do dinheiro, além de fazermos boas amizades (função social).

A percepção daquele trabalho foi além do tema proposto. Negócios, profissão, sonhos, desejos, anseios, medos, barreiras, descontração e frustração foram vivenciados de maneira natural no processo.

Em síntese, as rodas de conversas visam abrir diálogos temáticos entre pessoas, caso não muito corriqueiro no mundo moderno, pois quando somos solicitados para reuniões formais ou não, geralmente é para discussão e solução de problemas. Já nas rodas de conversas, por terem abordagem lúdica e vivencial, traz inovações com casos concretos para discussão, o que de fato flui como reflexão abrangente do tema escolhido e abordado pelos participantes, pesquise sobre este assunto.

É difícil relatar uma prática de roda de conversas, mas pense em ações de direção, liderança, motivação e ação, que podemos empregar como interface nas relações humanas e empresariais, com baixo custo e resposta imediata na solução de diversos casos.

Parafraseando para termos uma noção das reuniões (rodas de conversas), são encontros mais ou menos como os alcoólicos anônimos (AA), mas com assuntos diferentes, podendo ser empresariais (pessoa física ou jurídica), profissionais e pessoais. Nesse contexto os participantes relatam certezas e incertezas simples e complexas de suas vidas, tendo como alicerce um mediador (preside o trabalho) que propõe as indagações sobre o tema. Não há como prever o final de qualquer que seja roda de conversas, mas uma situação geral ocorre, os participantes ficam cheios de diretrizes e concluem uma revisão em suas vidas no presente para o futuro.

Fechar turmas de rodas de conversas com temas específicos não é nada fácil, mas se não tentarmos nada vai acontecer realmente e, soluções de problemas perfeitamente resolvíveis poderão se prolongar ainda mais.

Sugiro aos interessados que abram um espaço de comunicação via whatsapp com seus contatos e discutam suas atividades humanas e quem sabe formem turmas de rodas de conversas formais.

Concluindo, exploro com você as possibilidades em valorizar a feitura de reuniões temáticas nas empresas, trabalho e famílias, as vantagens tangíveis e intangíveis de sua aplicação, podem aproveitáveis, pensem nisso.

Bênçãos de DEUS para todos.

 

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios, Corretor de Imóveis e Perito Avaliador Imobiliário, Colunista do site Justocantins. siteimoveis@hotmail.com

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.