Novidade ou realidade – Série trabalho e geração de renda. (3ª texto)

Certo aluno perguntou ao seu mestre: As ocorrências do mundo atual são novidades ou realidade? O mestre dignamente respondeu com uma pergunta ao seu aprendiz, qual era sua idade?

Há reflexão com seu colegial, foi que dependendo da idade que temos, uma ou outra situação da vida pode ser novidade ou realidade.

Novidade é uma condição que aparece pela primeira vez.

Realidade é o que realmente existe.

Disso muitos já sabem, mas os aspirantes ao primeiro emprego e desempregados que visam adentrar no mercado de trabalho formal, autônomo ou informal, demoram assimilar tal idéia.

Já não é mais novidade ou realidade a situação econômica global a formatação relativa aos empregos, empregabilidade, adaptação, readaptação ou novos nichos de mercado laboral, o que não esperávamos era que aparecesse uma “pandemia”.

Sobre os aspectos de saúde dos últimos acontecimentos no globo não tenho competência para comentar.

Do ponto de vista de emprego e ações de geração de renda, podemos sim ampliar o foco em estudo, pesquisa e estratégias, baseadas em nas nossas habilidades e aptidões.

Não adianta migrações por bel prazer para outras áreas do conhecimento com vistas à nova colocação laboral, isso demanda tempo.

Trabalhe e invista no que você já conhece e aja.

Em outras palavras, investigue e seja agressivo no bom sentido seu mercado de atuação profissional de ontem, para agir hoje e preparar o amanhã.

Exemplos: quem for da construção civil, deverá se apropriar cada vez mais dos equipamentos de proteção individual e coletiva, bem com inventar novos e se manter no nesse mercado;

O pessoal da área digital, mídia e marketing, deverão ampliar seus conhecimentos e relações, pois estes profissionais terão que alicerçar atividades de vários profissionais para se manterem com lucratividade no mercado;

Profissionais em massa que deverão se adequar ao Home Office, escritório em casa. (prato servido para os milhares de profissionais de informática e logística urbana);

Consultoria, educação, corretagem, finanças, planejamento e outras várias carreiras, não deverão se inventar, mas se adaptar baseados em plataformas de multimídias, isso já era tendência, agora é uma realidade.

Sensibilize os interessados em inserção no mercado de trabalho não podem omitir a situação do hoje.

Já o amanhã (futuro) não tenho conclusões.

Mas corroboro com confiança que muitas situações positivas ainda ocorrerão, a bem de trabalhadores e bons profissionais, quem sabe irei narrar em nosso 4º texto desta serie.

Talvez a boa pergunta fosse se preocupar ou não?

No meu caso não tenho um mestre educacional para me orientar, tenho que aprender com experiências e estratégias. (então me preocupo)

Experiências e estratégias são minhas sugestões neste 3º texto da serie trabalho e geração de renda.

Confesso que muitos condicionantes profissionais você e eu já temos.

Acredite nisso, não se assole, qualquer ciclo econômico ou social tem picos de baixa e alta, é tempo de atenção e foco.

É isso, novidades e realidades virão do mundo corporativo, profissional e do trabalho, sejamos ativos e otimistas nesse processo histórico.

Deus os abençoe!

 

Rogério Lopes é crente em JESUS CRISTO, facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas; Especialista no Agronegócios; Articulista em Negócios; Corretor de Imóveis; Perito Avaliador Imobiliário e Colunista do site Justocantins.  [email protected]

Rogério Lopes é crente em JESUS CRISTO, facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas; Especialista no Agronegócios; Articulista em Negócios; corretor de imóveis; perito avaliador imobiliário e colunista do site JUSTOCANTINS.... - 07/04/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.