Siga o JusTocantins

Três motoristas foram conduzidos a delegacia durante Operação Lei Seca

Prefeitura de Palmas, Wédila Jácome - 25/09/2017

Em ação especial da Semana Nacional do Trânsito, a Operação Lei Seca, realizada no último final de semana, abordou 285 veículos e realizou 174 testes de alcoolemia, destes quatro foram positivos e três testes enquadraram em Crime de Trânsito. Os condutores pegos no bafômetro foram autuados no valor de R$ 2.934,70, tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e foram conduzidos para delegacia.

O superintendente de Trânsito, Antônio Portelinha, afirma que com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que no resultado do teste do bafômetro der superior a 0,34 dg/L por ar expelido, além de ser autuado por sua infração, responderá também por crime de trânsito. “Por colocar a vida de outras pessoas em risco, dirigir embriago é crime e além das sanções administrativas, o motorista responderá na justiça penal”.

De sexta-feira, 22, a domingo, 24, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio dos agentes de trânsito e dos guardas metropolitanos, realizou sete blitze por toda a cidade. Segundo o secretário, Major Leonardo Coelho o principal foco da ação foi a alcoolemia. “Segundo o Projeto Vida no Trânsito mais de 40% dos acidentes deste ano em Palmas um dos condutores estava alcoolizado. Com base nos números fizemos ações educativas nos bares e intensificamos a Operação Lei Seca”.

Segundo o balanço da operação, também foram realizadas 52 autuações e 15 veículos foram recolhidos por documentação irregular e 16 condutores se recusaram ao teste de alcoolemia.  De acordo com o CTB a recusa ao bafômetro, assim como dirigir embriagado, é uma falta gravíssima, que além das demais penalidades gera a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

 

Educação para o Trânsito

Os agentes de trânsito também estiveram nos bares fazendo um trabalho preventivo e de conscientização, com abordagens com etilômetro e adesivaço com ‘praguinhas’ de “ME LEVA” àqueles que não estavam aptos a dirigir; e de “TE LEVO” aos que foram escolhidos como amigo da vez.

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2017 JusTocantins. Todos os direitos reservados.