5 livros que todo concurseiro deve ler

Fonte: Exame
 

 

 

Jovens estudando

Livros para concurseiros:

 Independentemente do concurso, a carga de leitura é pesada. Entre uma série de livros didáticos que todo concurseiro tem de ler (e estudar e solucionar exercícios e reler), fica difícil arranjar tempo para uma leitura mais leve ou motivadora. Mesmo assim, obras que não se encaixam nas listas obrigatórias podem ajudar você a se manter estimulado para a hora da prova - alguns até dão dicas de como fazer as provas.

A EXAME.com pediu ajuda de três professores que dão aulas para concurseiros para montar a lista com livros diferentes que valem a pena ser lidos. Falamos com Luiz Flávio Gomes, coordenador da coleção Concursos Públicos - Nível Médio e Superior; Eduardo Sabbag, autor do Manual de Direito Tributário; e Samuel Abdalla, autor da obra Raciocínio Lógico para Concursos.

 

Livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu A Arte da Guerra

Pode até parecer clichê, mas que lista de livros para pessoa que precisam superar adversidades (no caso, uma prova) não contém o famoso livro de Sun Tzu? AArte da Guerra traz, literalmente, conselhos bélicos. Mas eles foram tantas vezes aplicados para atividades mais cotidianas que existem até livros específicos sobre como usar as táticas e estratégicas do livro em negócios, ou provas.

"Esse livro é um clássico que ajuda a enfrentar e superar quaisquer obstáculos", diz o professor Luiz Flávio Gomes. E ele completa: "Sun Tzu analise táticas e técnicas de guerra que podem muito bem ser aplicadas no combate diário".A Arte da Guerra
Sun Tzu
Record

 

Livro Como Passar em Provas e Concursos, de William Douglas Como Passar em Provas e Concursos

Talvez o mais didático de todos os livros da lista, Como Passar em Provas e Concursos é exatamento o que o título fala: um guia para quem está prestando a prova e quer dicas práticas. Um dos maiores bestsellers da área, a obra traz técnicas para aprendizagem, para a hora de fazer a prova e até para se preparar para o resultado (e conta com umas dicas extras para o momento após a descoberta do resultado).

Abdalla explica que o livro é didático e de fácil leitura: "Ele é ótimo para quem está prestando concurso. Tem dicas e conta a experiência de pessoas que passaram, desde a hora do nervosismo até como estudar e o que fazer depois que passou ou não", diz. A obra mostra também as muitas situações adversas pelas quais um concurseiro pode passar - e como superá-las.Como Passar em Provas e Concursos
William Douglas
Editora Impetus

Livro O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, de Lair Ribeiro O Sucesso Não Ocorre Por Acaso

Um livro essencialmente prático: O Sucesso Não Ocorre Por Acaso busca mostrar para o leitor como mudar sua vida para que ela se torne mais produtiva. Desse modo, defende o autor, as pessoas podem conseguir aquilo que desejam. O livro é um bestseller mundial - e está presente em mais de 35 países.

O professor de raciocínio lógico Samuel Abdalla explica que a obra traz diversos exemplos como modelos para maior compreensã de o que leva ao sucesso e o que acaba fadado ao fracasso. "Com uma linguagem tranquila, o livro mostra situações de pessoas que se esforçaram e conseguiram o que queriam e as que também se esforçaram, mas não alcançaram seus objetivos. E mais do que isso: ele ainda explica os motivos do fracasso dos exemplos", conta Abdalla.

O Sucesso Não Ocorre Por Acaso
Lair Ribeiro
Editora Moderna

 

Livro Criando Prosperidade, de Deepak Chopra Criando Prosperidade

Criando Prosperidade é um dos maiores sucessos do autor Deepak Chopra, que revela quais as atitudes que podem levar ao sucesso profissional. O autor é um físico nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos. Nos seu livro, ele usa princípios da física quântica e da filosofia hindu para incentivar o profissional.

"O livro incentiva a tomar atitude, a ter posturas estratégicas", diz Samuel Abdalla. E ele completa: "Com uma linguagem simples, ele chega a colocar situações práticas para explicar atitudes e motivar o leitor˜.

Criando Prosperidade
Deepak Chopra
Editora Bestbolso

 

Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense Coleção Primeiros Passos

São Paulo - A Editora Brasiliense tem uma coleção de livros pequenos, rápidos de ler e extremamente didáticos sobre quase qualquer assunto que se possa imaginar. Oficialmente chamada de Coleção Primeiros Passos, a coleção de livros "O que é..." conta com dezenas de obras que explicam temas como arte e sociologia ou velhice e hieróglifos, por exemplo. É uma coleção abragente e, como os livros têm uma linguagem simples apesar de explicarem temas complexos, acabou se tornando bastante popular.

Eduardo Sabbag, que também dá aulas de Português e Redação para seus alunos concurseiros, indica a série para quem quer ter mais embasamento sobre diferentes temas (e tem pouco tempo para ler muito além dos livros didáticos). "Os livros ajudam a formar opiniões. Recomendo a leitura leve para os alunos que querem ter argumentos sobre diferentes realidades", diz.

Coleção Primeiros Passos
Diversos Autores
Editora Brasiliense

ASA Advogados, (31) 3842-4033 - 16/07/2012
Leia mais: ConcursoLivro

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.