Josi cobra melhorias na saúde estadual

Usando a tribuna na manhã desta terça-feira dia, dia 25, a deputada Josi Nunes (PMDB) voltou a tratar da problemática da saúde estadual. A parlamentar deu ênfase ao assunto dos remédios e outros produtos vencidos no estoque regulador da Secretaria de Saúde do Estado. O assunto foi mostrado em recentes matérias da Tv Anhanguera com o flagrante do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública do Tocantins (DPE) que constataram in loco a situação ao visitar o almoxarifado da Sesau.

“Visitaram de surpresa o almoxarifado e encontraram medicamentos desorganizados, vencidos, misturados com outros dentro do prazo de validade, em um ambiente sujo, sem refrigeração, expostos ao sol e à chuva”, pontuou a deputada.

A parlamentar disse que os problemas na saúde são antigos e atingem todos os principais hospitais do Estado e que precisam de maior empenho do Governo para solucioná-los. “Precisamos encontrar alternativas para que este governo faça, pelo menos nesses últimos meses, alguma coisa que alivie o sofrimento da população que necessita do SUS”, finalizou.

No final do ano passado, por intermédio de requerimentos apresentados por Josi, os parlamentares aprovaram a realização de audiências públicas para discutir a saúde nas três maiores cidades do Estado. Em Araguaína, o evento foi realizado no ano passado e a deputada adiantou que, neste próximo mês, serão realizadas as audiências de Gurupi e Palmas.

Lelis

O deputado Marcello Lelis (PV) chamou a atenção para a recente mortandade de peixe em Lajeado, vitimado por procedimentos da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, o que gerou revolta da comunidade e dos pescadores da cidade.

Lelis disse que discutiu o assunto, com vereadores e com a colônia de pescadores de Lajeado na noite dessa segunda-feira, dia 24. Na reunião, ficou acertado que o deputado iria apresentar um requerimento solicitando uma audiência pública na tarde do dia 27 de fevereiro nesta Casa de Leis, com os órgãos pertinentes, ligados aos governos federal e estadual.

Bonifácio

Outro pronunciamento foi do republicano José Bonifácio que alertou as autoridades sobre o risco de uma tragédia no Bico do Papagaio. Segundo o político, a comunidade dos povoados Folha Grossa e Ribeirão Grande em Tocantinópolis, incluindo indígenas da região, estão promovendo manifestações cobrando o asfaltamento de um trecho da TO-126.

Cansados de esperar pelo serviço, os manifestantes dizem que só desocupam a estrada quando tiver a presença de alguém do governo, que apresente garantias concretas do início da pavimentação. Os índios, por sua vez, prometem atear fogo nas torres de transmissão de energia caso as reivindicações não sejam atendidas. (Elpídio Lopes)

Assembleia Legislativa do Tocantins, Foto: Clayton Cristus - 26/02/2014

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.