Siga o JusTocantins

Dia dos Guardas Metropolitanos é lembrado nesta quarta-feira, 10 de outubro

Secom Palmas - 10/10/2018

Eles desempenham a importante missão de promover a paz e o bem-estar social, além da incumbência de proteger as propriedades e zelar pela segurança do nosso município. E, através da Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009, foi Instituído o Dia da Guarda Municipal. Nesta quarta-feira, 10 de outubro, os Guardas Metropolitanos de Palmas são os grandes homenageados do dia.

A Guarda Metropolitana de Palmas foi criada no dia 09 de fevereiro de 1993, através da Lei Complementar nº 001, com a proposta inicial de proteger os patrimônios públicos como escolas, parques, praças. Ao longo do tempo, a guarda vem passando por transformações e se firmando com uma intuição fortalecida, atende a comunidade em geral desempenhando uma função de polícia e os das mais diversos tipos de ocorrências.

Segundo a titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbano (Sesmu), Wélere Gomes, a data de hoje deve ser lembrada com bastante orgulho pelo excelente trabalho prestado junto a comunidade. “Como servidora pública da pasta de segurança me alegro pelo dia de hoje. Assim como as outras instituições a Guarda Metropolitana de Palmas devolve para sociedade um trabalho de excelência e referência para muitas cidades,” ressaltou.

Para o comandante da GMP, o Inspetor Florisvaldo Borges Leal, “a instituição cada vez mais se fortalece com o apoio de toda sociedade civil, e em parcerias com as outras forças de segurança, para prevenir e coibir a criminalidade na Capital. E todas essas conquistas só são possíveis porque existem guerreiros que todos os dias deixam suas famílias, e vão para ruas a fim de garantir a segurança da sociedade’’, destacou.

 GMP

A Guarda Metropolitana de Palmas conta com um efetivo de 219 pessoas que trabalham em quatro divisões de atuação: a Guarda Quarteirão, o grupamento Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), Guarda Ambiental e o Grupo de Ações Táticas com Cães (Atac). Além dos projetos sociais como a Orquestra Jovem do Município e a Escola de Música da Guarda Metropolitana são programas sócio-culturais de segurança preventiva. A Orquestra com um efetivo de 57 alunos bolsistas, e a Escola de Música 52 alunos, totalizando 110 atendidos.

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.