Siga o JusTocantins

Dia das Crianças: Sesmu alerta a população sobre os cuidados ao transportar crianças em motocicletas

Secom Palmas - 12/10/2018

Aprender as noções básicas de trânsito desde criança é de fundamental importância para que o futuro cidadão esteja consciente dos seus deveres e direitos no trânsito. E nesta sexta-feira, 12, data em que se comemora o Dia das Crianças, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta a população em geral sobre os cuidados na hora de transportar os menores em motocicletas.

De acordo com o artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), somente crianças a partir de 7 anos podem utilizar motocicletas e  que estejam em condições de cuidar de sua própria segurança, não podendo serem transportadas caso estejam doentes e com braços ou pernas engessadas.

O gerente da Educação para o Trânsito da Sesmu, Celestino Pessoa, lembra que todos são responsáveis por transmitir às crianças os cuidados. “Os perigos no trânsito são imensos, e nós realizamos esse trabalho de educação no trânsito com as crianças, para que elas sejam multiplicadoras dos conhecimentos. E os familiares ou responsáveis, devem continuar esse aprendizado e tomar alguns cuidados para transportar o público infantil com segurança e responsabilidade”, destacou.

Pessoa reforça que, ao descumprirem as recomendações de segurança, os responsáveis podem ter o direito de dirigir suspenso pelo ato de irresponsabilidade. “Quem descumpre estas medidas de segurança, precisa fazer um exame de consciência, pois além de colocar em risco a integridade física da criança, comete uma infração gravíssima e pode ter o direito de dirigir suspenso, conforme dispõe o Art. 244-V do CTB,” frisou.

E para colaborar com trânsito mais seguro, cuidar e preservar a vida dos nossos futuros condutores, veja abaixo algumas dicas de segurança ao transportar crianças com idades entre 7 à 11 anos em motocicletas:

Respeite a idade da criança:  Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) a idade permitida para que as crianças sejam transportadas em motocicletas é a partir dos 7 anos, levando em consideração também o porte físico dos menores. Alguns cuidados se fazem necessários, como, prestar atenção se a criança alcança os pedais da moto, afim de evitar lesões ou acidentes.

Dirija com cautela e segurança: Antes de seguir a viagem, se faz necessário orientar o menor, para que ele agarre/segure na cintura do condutor e assim acompanhar os movimentos durante as manobras nos percursos. Respeitar o limite de velocidade é de fundamental importância, uma vez que ao transportar uma criança a recomendação é reduzir abaixo da velocidade permitida.

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.