Siga o JusTocantins

Com foco na prevenção ao câncer de próstata campanha “Novembro Azul” é lançada em sessão do Pleno

Tribunal de Contas - 08/11/2018

Ao lançar a campanha “Novembro Azul” durante a sessão do Pleno desta quarta-feira, 7, o presidente e conselheiro Manoel Pires dos Santos, destacou as ações realizadas pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) visando incentivar seus membros, servidores e a sociedade em geral a cuidarem preventivamente da saúde por meio do Programa Qualidade de Vida.

 

“No mês passado, enfatizamos o Outubro Rosa, marcado pela prevenção ao câncer de mama. E agora, vamos refletir sobre a saúde do homem, com a adesão à campanha mundial de combate ao câncer de próstata”, lembrou o presidente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se em 420 novos casos de câncer de próstata no Tocantins e em 60 mil no país até o final de 2018.

 

“Nossa campanha tem a finalidade de conscientizar os homens para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. Nosso objetivo é mostrar aos servidores que a prevenção deve ser constante e a adoção de hábitos saudáveis também”, explicou a médica responsável pelo setor de saúde do TCE/TO, Evandra Denadai.

 

No encerramento da sessão, o Coral de Contas apresentou a música “Irmãos Coragem”, do cantor Jair Rodrigues, falecido em 2014. Regente do coral, Noemi Zukowski destacou que a coragem presente na música é a palavra essencial para quem está no período de tratamento e, também, para os que precisam se prevenir.

 

Dia Nacional dos Tribunais de Contas

 

A data escolhida para a realização da cerimônia também faz alusão ao Dia Nacional dos Tribunais de Contas, comemorado em 7 de novembro, quando o então ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, por meio de decreto, criou o Tribunal de Contas da União (TCU), norteado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia.

 

TCE de Portas Abertas

 

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) ainda recebeu a visita de mais uma turma de alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Colinas. O primeiro grupo de alunos participou da edição do “TCE de Portas Abertas” no dia 31 de outubro.

 

“Sejam muito bem-vindos a este Tribunal. Esperamos que aproveitem o passeio, tirem as dúvidas, questionem e se informem sobre como se tornar parceiro do Tribunal de Contas, ajudando a fiscalizar o bem público”, frisou o presidente do TCE/TO.

 

O grupo conheceu as unidades que integram a diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas, além da visita ao Memorial.

 

“Foi maravilhoso vir ao Tribunal de Contas, pois pude conhecer a área de tecnologia da informação, que é sempre bom. Essa é a primeira vez que a nossa turma visita um órgão público, conhecemos muitas coisas e adquirimos mais informações para o nosso ensino”, avaliou a estudante Catarina Miranda.

 

 

TCE de Portas Abertas - IFTO Colinas

TCE de Portas A...

TCE de Portas Abertas - IFTO Colinas TCE de Portas Abertas - IFTO Colinas

TCE de Portas Abertas - IFTO Colinas

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.