Polícia Militar capacita efetivo para manuseio e uso das pistolas Glock em Unidade de Gurupi

O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) iniciou na segunda-feira, 19, a capacitação de todo o seu efetivo para manuseio e uso das novas pistolas Glock GEN4 e GEN5, calibre 40. As armas foram adquiridas pelo Governo do Tocantins em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

A capacitação tem a finalidade habilitar e prover de conhecimentos técnicos os policiais militares do 4º BPM, quanto ao uso, manuseio e manutenção das pistolas Glock, modelos GEN4 e GEN5. As instruções visam ampliar a capacidade técnica de cada policial militar integrante da Unidade, tornando-os conhecedores das principais características do armamento para empregá-lo com segurança no serviço ordinário e no decorrer das operações policiais. 

O treinamento acontece sob a supervisão do Comandante da Unidade, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, e as instruções estão sendo ministradas por uma equipe de seis policiais militares voluntários da Unidade: Capitão Renato Marques Lisboa, capitão Marcus Vinícius de Farias, subtenente Elpides de Oliveira Silva, subtenente Alessandro Pereira de Oliviera, segundo sargento Geovano de Oliveira Dantas, terceiro sargento Adadilson Ferreira Maia, terceiro sargento Silvano Costa Lopes Júnior e soldado Denis Camargo Pires.

A capacitação ocorrerá no período de 19 a 27 de outubro de 2020, no período de das 07hh às 18h, sendo o efetivo dividido em sete turmas de policiais militares. Na ocasião serão aplicadas as instruções teóricas e práticas. Pela manhã, durante aula teórica, os policiais serão capacitados a desmontar, realizar a limpeza e a manutenção da arma, além de entender sobre a intercambialidade das peças e o funcionamento interno do armamento.

A segunda fase, que acontece no Clube de Preservação Ambiental e Tiro Esportivo de Gurupi (CPATEG), é reservada para a prática de tiro, observando as diversas peculiaridades técnicas do armamento como uso da alça e massa de mira, percursor e estabilidade de peso do gatilho, e o funcionamento em geral.

O novo armamento:

A Polícia Militar recebeu um lote de pistolas Glock modelos Glock GEN4 e GEN5. Um equipamento altamente resistente com sistema de segurança extremamente eficiente. A pistola Glock possui um sistema de segurança de bominado Safe Action o qual tem como característica a presença de três travas de segurança (trava do gatilho, trava do percursor e trava contra quedas) o que garante segurança e confiabilidade no armamento.

 

Revisão: Luana Barros

Ascom 4º BPM - 21/10/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.