Justiça eleitoral reforça ações de segurança sanitária para atender eleitores idosos

“Pretendo votar sim nessas eleições pois esse é um dever nosso; senão depois não temos como cobrar. Como mais velhos, temos que dar exemplo para os mais novos e participar da escolha dos nossos futuros governantes”. Dona Maria Nadir de Oliveira Cavalcante é um dos quase 180 mil eleitores com 60 anos ou mais, aptos a votar este ano no Tocantins. Ela faz questão de ir às urnas, e a Justiça Eleitoral está envidando todos os esforços para garantir a saúde dos idosos durante o exercício da cidadania por meio do voto.

O período de votação este ano foi ampliado em uma hora e no dia 15 de novembro haverá horário preferencial para os idosos, das 07 às 10 horas. “Essa uma hora a mais no horário de votação vai proporcionar menos congestionamento nas filas. Orientamos para o idoso que realmente utilize esse horário preferencial e saia de casa usando sua máscara, leve sua caneta e anote o número do seu candidato, porque isso torna mais ágil o processo de votação”, explicou a médica Mary Freire, coordenadora Médica e Social do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Além do horário, a Justiça Eleitoral também está seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020. Neste sentido, a orientação é com relação ao acompanhante no dia da Eleição. “Se o idoso não tiver condição de ir sozinho votar e se precisar de ajuda de um familiar, que esse familiar esteja obedecendo as normas, utilizando máscaras e os critérios de distanciamento. O eleitor quando estiver dentro da sala de votação vai ter a higienização das mãos antes e depois de votar. Pedimos também que esse acompanhamento não seja feito por uma criança e que vote de forma tranquila, seguindo os protocolos de segurança sanitária”, complementou a médica do TRE-TO.

Dona Maria Nadir, de 74 anos, já está sabendo das orientações de saúde para os eleitores idosos e disse que vai aproveitar para votar bem cedinho. “Como moro bem perto do meu local de votação não vou perder tempo e ir logo no início”, afirmou.

Total de eleitores idosos no Estado nas três maiores cidades.

Palmas – 29ª ZE

Araguaína – 1ª ZE

Gurupi – 2ª ZE

60 a 69 anos – 12.467

60 a 69 anos – 8.705

60 a 69 anos – 5.350

69 a 79 anos – 4.888

70 a 79 anos – 4.396

70 a 79 anos – 2.749

Acima de 79 anos – 1.138

Acima de 79 anos – 1.404

Acima de 79 anos- 951

Total: 18.493

Total: 14.505

Total: 9.050

 

Confira o fluxo de votação nas seções eleitorais:

Distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos antes de fazer essa assinatura. Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

 

Ascom - 23/10/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.