- Nenhum comentário publicado.
Os encontros virtuais, do dia 25 de novembro ao dia 10 de dezembro, serão transmitidos pelo canal da Defensoria Pública no YouTube
Pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Esse é um dos objetivos da campanha anual e internacional “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Neste ano, em alusão à data, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa aos Direitos da Mulher (Nudem), realizará o “Webinário: Defensoria Pública nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher – Todos unidos contra a violência”. Será uma série de lives, iniciando nesta quarta-feira, 25, por meio do canal da Defensoria Pública no YouTube.
“O Webnário tratará dos aspectos mais relevantes da Lei Maria da Penha, discutindo-os com a população, a rede de proteção, atores processuais e comunidade em geral, além de debater os impactos da covid-19 na violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas no Tocantins”, explicou a coordenadora do Nudem, defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso que alertou para o fato de que, atualmente, o Tocantins ocupa o 5º lugar no registro de violência doméstica e familiar contra mulheres e menina.
Lives
Os 16 encontros virtuais da DPE acontecerão do dia 25 de novembro a 10 de dezembro, sempre às 20 horas, no canal do Youtube da Instituição. São parceiros: a Escola Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, que fará a retransmissão das lives na programação da TV Assembleia, o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/TO), a Associação Brasileira de Juristas para Democracia (ABJD/TO), o movimento Resistência Contemporânea e Ajunta Preta.
Participantes
As lives serão apresentadas pela jornalista da Diretoria de Comunicação da DPE-TO Cinthia Abreu e mediadas pela coordenadora do Nudem. A programação diária será divulgada no site e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da Instituição.
A primeira live nesta quarta-feira, 25, será com defensora pública Elydia Lêda Barros Monteiro e a advogada Verônica Salustiano que vão falar sobre “Direitos Humanos das Mulheres e Lei Maria da Penha”.
Movimento
Os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro e termina no dia 10 dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos. Através dessa mobilização se busca reunir, organismos, instituições, movimentos populares, associações, mulheres e homens pelo fim da violência contra a mulheres e meninas.
A campanha está dentro do cronograma da ONU Mulher, que neste ano, no Brasil, preocupa-se com a invisibilidade das mulheres e meninas, antes e durante a pandemia da covid-19. Assim, o tema deste ano é “Onde Você está que Não me Vê?”.