Siga o JusTocantins

Serie emprego. Empoderamento pessoal

Rogério Lopes* - 02/10/2018

Em 01/06/2018, publiquei um artigo com o seguinte título “Necessidade de se sentir importante. Série empoderamento pessoal, leia na integra o texto 

Ratifico aquelas informações e declaro que sim, temos que nos sentir importantes.

Não discuto dados estatísticos ou estratégicos de fontes públicas ou privadas sobre emprego no Brasil, sou cuidadoso com isso, só sinto o cenário de muitos sem vaga no mercado de trabalho, trabalhadores estes, capacitados, experientes, inteligentes e criativos.

Lembro, que em 1998, fiquei desempregado por 24 horas, não foi fácil, mas tive uma atitude natural que mudou a situação em poucas horas. Mais ou menos assim: “sai do local onde trabalhava e todas as pessoas que via (passava perto), perguntava se eles sabiam de algum emprego como assistente administrativo (minha habilidade na época), foram mais ou menos 20 pessoas, até que uma delas apresentou uma boa dica e deu certo”. Foi isso mesmo, difícil de esquecer.

Os tempos são outros, de 1998 para 2018 são 20 (vinte) anos, mas te afirmo a terra é a mesma e minha atitude nestes 20 anos é de ação voltada para objetivos, nunca esqueci quando vendia porta latinha nas praias e festas populares de Palmas-To. (isopor). Aprendi muito.

Pergunta: Quais são suas ações voltadas para objetivos?

Um amigo que plantou açaí há 5 anos, acreditando não sozinho mas com sua família, agora já esta no mercado vendendo seus projetos e produtos.

O que você plantou ou vai plantar para ter empregabilidade (capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego) e ter sua fatia no mercado de trabalho. (comportamento, atitude e ação)

Sabe, num desses sábados pela manhã eu e meu garotinho (4 anos), lavávamos a garagem de nossa residência (ele brincando é claro), explicava, se ele souber o que faz e for bem feito, não vai ficar sem trabalho.

A chave é o trabalho remunerado e não emprego.

Ora, você participou do mercado de trabalho anos e anos, fez tantos cursos, é momento de reflexão de suas habilidade e aptidões (tenho convicção de tu sabes fazer muitas coisas), tem “Ncontatos pessoais e profissionais, talvez uma análise clínica e critica de sua vida profissional pode ajudar no enxergar de horizontes de trabalho e emprego (se for o caso peça ajuda).

Minha intenção não é dar soluções econômicas heróicas, históricas e envolventes, mas confirmo, afirmo, interrogo e exclamo você é detentor de eximias capacidades, acredite, empodere, você sabe falar, escrever, pensar, movimentar-se e agir.

Ação, emoção e movimento.

Lembrando, nos somos importantes.

            Deus abençoe.

 

Rogério Lopes, é crente em JESUS CRISTO, Facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios,  Corretor de Imóveis,  Perito Avaliador Imobiliário e Colunista do site JUSTOCANTINS.  rogelopes@bol.com.br

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se:

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.