HOME
NOTÍCIAS
SEGURANÇA
ARTIGOS
MODELOS
CONTATO
COLUNISTA
CONCURSOS
Aqui
Página inicial
Meio Ambiente
Questionário: Meio Ambiente do Tocantins
voltar
Meio Ambiente - Prof. Junio Batista
12) A reserva extrativista norte do Tocantins foi criada pelo presidente da república para preservar o extrativismo do babaçu.
11) O Parque do Cantão situa-se dentro da Ilha do Bananal, numa região de ecótono entre a Amazônia, Cerrado e Pantanal, com diversos ecossistemas.
10) O Parque do Cantão foi criado pelo governo do estado com intuito de preservar sua riqueza biológica, seus lagos, a população tradicional que mora lá e servir de ponto de exploração para o turismo e o lazer.
9) Biodiversidade é o conjunto das diversas formas de vida encontradas em uma área ou região.
8) O Corredor Ecológico é um instrumento de planejamento para o ordenamento territorial, legalmente definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, e no caso do estado do Tocantins não tem nenhum.
7) Bioma é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas, nela pode conter organismos de cada uma das comunidades , com uma mistura relativa das espécies circundantes, e também organismos característicos, que só são encontrados dentro da área de transição.
6) A ilha do Bananal é banhada por lagos, igapós, riachos e rios, e está didividido entre Parque Indigena do Araguaia, administrado pela Fundação Nacional do índio (FUNAI), o qual foi criado para proteger os índios Javaés e Carajás, que ali habitam e Parque Nacional do Araguaia, no norte da ilha, sobre a proteção da Naturatins.
5) A Ilha do Bananal está localizado na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, considerada santuário ecológico de rara beleza cênica, contendo exuberantes fauna e flora com inúmeras espécies de animais silvestres.
4) A Ilha do Bananal, formada entre os rios Araguaia e Javaés, é a maior ilha fluvial do mundo v no estado do Tocantins, reserva ambiental desde 1959, é a maior ilha fluvial do mundo.
3) O Jalapão localiza-se na parte leste do Tocantins, numa região conhecida como "tripes fronteiras", por fazer limite com três estados nordestino: Piauí, Bahia e Maranhão, dos quais 34 milhões estão no Tocantins.
2) As Unidades de Conservação do Tocantins são importantes porque contribuem diretamente para conservar o patrimônio natural e cultural do Estado e do país e possibilitam a redução das pressões causadas por algumas atividades humanas nestes ambientes.
1) De acordo com a Lei que criou o Sistema de Unidade de Conservação (SNUC 2000); elas podem ser criadas por instancias federal, estadual e municipal.
NEWSLETTER
JusTocantins
Receba as novidades do portal JusTocantins em sua caixa de entrada. Basta informar um e-mail válido no campo abaixo e cadastre-se: